Sobre o Instituto
O Instituto Lasneaux (IL) nasce em 2016, com a missão de oferecer preparação para aprendizagem significativa e duradoura com objetivos principais: autonomia do aluno, garantia de liberdade e inovação com resultados. A pedra angular do pensamento e condução das atividades do Instituto Lasneaux é o professor Marcello Lasneaux, professor que atua no segmento educacional, há mais de 30 anos.
Como é a escola atual?
Há tempos que a educação formal está em crise. O filósofo Voltaire coloca que “devemos julgar os homens mais pelas suas perguntas que por suas respostas” . Como esperar perguntas de nossos alunos se não lhes é oportunizado? A indignação é antiga, mas os caminhos para solucionar o problema ainda são poucos, e em sua quase totalidade só existe no campo das ideias.
Como anda a educação brasileira? A educação tem febre. Agoniza em sua fórmula rica em paralisia. Os alunos mortificados em suas fileiras de mesmas cores, de uniformes sempre iguais e sem seus adereços preferidos, consomem cabisbaixos um currículo apresentado de modo antidemocrático, linear e inegociável. A cama da escola tradicional tem tamanho certo. Quem está acima do seu limite, tem seus membros cortados. Quem está abaixo, tem seus membros esticados. A cama da escola é a de Procusto.
As paredes, as trancas, as regras, os sinos, as filas, as catracas, as carteiras, o tédio, a desnecessidade de opinar faz o estudante ser esse cidadão interrompido. Não existe crise maior. Para piorar, todos estamos adoecendo.
A escola tradicional é fermentada com ideias antigas e norteada pelos exames nacionais e regionais. Enquanto um coletivo de avanços em diversas áreas se dá e se consolida, a escola prefere não se estabelecer nesses domínios. Em atitude confusa e sem referenciais, adota tecnologia sem lógica e adequação e se diz "conectada".
Estamos diante de uma instituição escolar em sua maioria que não prepara cidadania, não cumpre sua missão de emancipar o jovem e também não melhora quando os parâmetros são os cognitivos. Esse fato é solidamente confirmado pelo péssimo desempenho que o Brasil tem em avaliações nacionais e internacionais. Com indicadores sociais e educacionais sofríveis em relação ao que se almeja e em crescente lento, governo após governo, todos põem a educação na boca com promessas desérticas e oníricas e depois de eleitos, colocam a educação na estante, até que a recolocam no circuito daqui a quatro anos.
A educação necessita de um projeto plural, de novas concepções pedagógicas e de verdadeira inovação.
EXISTE OUTRA PROPOSTA?
O Instituto Lasneaux promove uma pedagogia que se organiza em torno dos conceitos de autonomia e democracia. Essa pedagogia alia a confiança na natureza humana, uma visão positiva de todos e exposição livre do conteúdo - usando diversas formas e instrumentos para isso [como oficinas, sala de aula invertida, projetos, plataforma digital, saídas técnicas, entre outros].
Nossos objetivos são:
a) promover autonomia e felicidade do aluno, pela autodescoberta apoiada;
b) estimular no aluno o exercício do pensamento crítico que o permitirá situar-se na vida de modo livre e criativo;
c) desenvolver os atributos da ética, da cultura e da responsabilidade social, a partir de práticas democráticas na aprendizagem.
Nossa tese é a de que o aluno, ao aderir à nossa pedagogia, possa:
a) aumentar sua curiosidade;
b) aumentar o interesse geral pela propedêutica (matemática, física, geografia, biologia, etc);
c) aumentar sua capacidade de aprender;
d) ter maior autocompreensão;
e) desenvolver sua autossegurança;
f) adquirir independência em suas opiniões;
g) desenvolver sua capacidade crítica;
h) evitar o desenvolvimento de diversos transtornos psiquiátricos e ter uma saúde psíquica plena.
Dessa forma, o aluno irá ter desempenho geral aumentado.
QUAIS OS NOSSOS PRODUTOS?
IASNAIA POLIANA - escola democrática para alunos de 5 a 18 anos
CONTRATURNO - oficinas para todas as idades, especialmente para alunos de ALTAS HABILIDADES
PALESTRAS: para pais, alunos, professores e concursandos.
PROJETO ESPIRAL - SUPORTE PARA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS